Farmacêutico de Caetés (PE) cria projeto para esclarecer população sobre o Coronavírus

Fonte: Comunicação CFF

O farmacêutico clínico intensivista, Arnon de Melo Andrade Junior, de Caetés (PE), localizada a 245 km da capital, com cerca de 29 mil habitantes, deu início a um projeto social de esclarecimento sobre o novo coronavírus para atender pessoas idosas e em grupo de risco que moram em bairros com alto índice de casos suspeitos e na zona rural do município. De acordo com o último boletim, de 1 de maio, a cidade apresenta 6 casos confirmados, um óbito e 51 casos suspeitos, a maioria desses em comunidades rurais.

Ele reuniu um grupo com doze voluntários da área da saúde, com profissionais farmacêuticos, enfermeiros, da fisioterapia, nutrição e acadêmicos de farmácia, medicina e enfermagem. “Fizemos treinamentos com cuidadores de idosos acamados, portadores de doenças demenciais como alzheimer, parkinson e outras doenças crônicas como diabetes, hipertensão e pacientes cardiovasculares. Treinamos todos os cuidadores, de neto a filho”.

Arnon Andrade também está distribuindo material informativo, com instruções e medidas de prevenção ao novo coronavírus, elaborado pela equipe técnica do Conselho Federal de Farmácia (CFF) aos moradores da região. Durante o final de semana, os voluntários iniciaram visitas à população rural. De acordo com o farmacêutico, são aproximadamente 100 sítios e todos devem ser alcançados. “Pedi ajuda aos empresários da cidade, consegui máscaras e álcool em gel. Recebemos mais de 200 máscaras e várias unidades de álcool em gel”, comemora.

O trabalho de treinamento incluiu vídeos com aulas para profissionais de saúde sobre virologia, farmacologia e instruções sobre a melhor forma de utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). A equipe também elaborou vídeos para repassar informações de como fazer soluções desinfetantes e o farmacêutico até participou de um programa de rádio para falar sobre uso racional de medicamentos. Alguns materiais, como as entrevistas em rádio, estão disponibilizados na rede social Instagram @caetes_maior, criada pela equipe do projeto.

O projeto social de Arnon de Melo Andrade Junior está sendo realizado nos finais de semana e a intenção é alcançar todo o município, levando informações para prevenir a disseminação de casos do coronavírus entre os moradores. “As primeiras ações foram de grande impacto, a população nos recebeu com alegria, apresentando preocupação em infectar-se e, principalmente, em transmitir para seus idosos. Pudemos levar informações cruciais, encontrando pessoas que nem possuíam se quer álcool em gel. Além de mostrar que poderiam se proteger com produtos existentes em suas casas, como a água sanitária, entregar unidades de álcool em gel e máscaras nos emocionou cada agradecimento pela nossa amada Caetés. Nossa ação visa dar amparo para essas famílias e contribuir com o seu bem-estar”, relata.

O farmacêutico atua em UTI, é professor universitário, fez residência na área de nefrologia (UFPE) e é mestrando em ciências farmacêuticas. Também está realizando transmissão de aulas virtuais direcionadas aos profissionais de saúde e mantém um canal de comunicação com a sociedade para esclarecimento de suas dúvidas sobre o coronavírus. As aulas são divulgadas sempre pelo canal no instagram @caetes_maior, vez por semana, previamente divulgadas em grupos de redes sociais e no próprio canal. Os profissionais da saúde podem fazer perguntas durante a transmissão das aulas e a temática é sempre com base em fake news disseminadas, essas que têm causado insegurança até nos profissionais da saúde. “A maioria das aulas viso elaborar conteúdo com base na virologia, farmacologia e biossegurança, desfazendo cientificamente quaisquer fake news” afirma.

O canal direto de contato é via rede social, @caetes_maior, onde são esclarecidas dúvidas das mais técnicas as mais populares, como transmissão do covid por alimentos, fezes, riscos para as grávidas, lactantes, uso racional de medicamentos, tratamentos e até mesmo sobre diagnósticos.

Artigo anteriorCoronavírus BR: boletim 07.05.2020. Temos 135.106 casos com 55.350 recuperados. Em 24 horas temos 610 novos óbitos.
Próximo artigoAnvisa concede autorização a Correios para transportar medicamentos controlados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome aqui