EUA aprovam uso do medicamento Remdesivir para tratamento de Covid-19

Por Correio Braziliense

Crédito: Divulgação

O governo dos Estados Unidos aprovou, nesta sexta-feira (1º/5), por meio de uma medida de emergência, o uso do medicamento Remdesivir para tratamento de pacientes com Covid-19. A autorização foi dada pela FDA (Food and Drug Administration), uma espécie de Anvisa norte-americana. Este é o primeiro remédio autorizado para tratamento da doença no país.

“Estou feliz em anunciar que a Gilead (fabricante) obteve da FDA uma autorização urgente para o uso do remdesivir”, informou Trump na Casa Branca.

O medicamento tem apresentado resultados positivos no tratamento da doença, como um menor tempo de internação. O teste foi feito em 1.063 pacientes, que receberam Remdesivir ou um placebo. O tempo de recuperação dos que receberam o medicamento foi em média de 11 dias. Os que tomaram placebo demoraram 15 dias.

O Remdesivir é um antiviral fabricado pela farmacêutica americana Gilead Sciences, que foi desenvolvido pela primeira vez para tratar o Ebola, uma febre hemorrágica viral.

A autorização de emergência não significa que o medicamento seja aprovado pela FDA, um padrão que só vem após uma revisão detalhada que mostra que um medicamento pode tratar com segurança e eficácia uma determinada doença. A agência pode emitir uma autorização de uso de emergência (EUA) para produtos médicos não aprovados que podem ajudar a tratar uma doença com risco de vida quando não há alternativas aprovadas disponíveis, e foi o que fez.

O remédio tem sido usado para tratamento de algumas doenças respiratórias, mas não era autorizado por nenhhum país para nenhum tipo de uso.

 

Artigo anteriorCoronavírus BR: boletim 01.05.2020. Temos 91.589 casos com 38.039 recuperados(41,5%). Em 24 horas temos 428 novos óbitos.
Próximo artigoCoronavírus PB: boletim de 01.05.2020. Temos 1034 casos confirmados e 74 óbitos no geral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome aqui