Em Florianópolis uso de máscaras de pano se torna obrigatório dentro de uma semana

Por Prefeitura de Florianópolis.

Nos próximos dias a Prefeitura de Florianópolis vai divulgar um decreto que torna obrigatório o uso de máscaras de panos para toda população que acessa ou trabalha em algum serviço de atendimento ao público. A exceção serão serviços de saúde que exigem outro tipo de máscara.

A medida começará a ser exigida dentro de uma semana. O prazo foi estipulado para que os estabelecimentos consigam se adequar a norma. A partir da semana que vem, todos os estabelecimentos que não cumprirem a determinação serão autuados e fechados pela Vigilância Sanitária da Cidade.

Florianópolis é uma das primeiras cidades que adotou a medida da recomendação do uso de máscaras de pano. As estratégias adotadas pela cidade são baseadas em estudos científicos renomados que comprovaram a eficácia do uso de máscaras de pano para população em geral.

Confecção das máscaras

As pessoas podem confeccionar suas próprias máscaras ou adquiri-las. Recomendamos que ao adquirir máscaras a população procure dar preferência para costureiras locais, girando a economia e ajudando famílias da sua região.
Os tecidos recomendados para utilização como máscara são, em ordem decrescente de capacidade de filtragem de partículas virais: Tecido de saco de aspirador, Cotton (composto de poliéster 55% e algodão 45%), tecido de algodão (como camisetas 100% algodão), fronhas de tecido antimicrobiano, Fronhas comuns de linho, cachecol/lenço.

Medidas de higienização de máscaras de pano 

Para higienização é preciso deixar imersa a máscara em solução com água sanitária (diluição: 1 parte de água sanitária para 50 partes de água. Exemplo: 10 ml de água sanitária para 500ml de água) por 30 minutos. Antes de reutilizá-la, deixar secar bem. Após lavar a máscara, a pessoa deve higienizar as mãos com água e sabão.

O uso de máscaras domésticas não substitui em hipótese alguma todas as outras medidas de higienização tais como lavagem das mãos, etiqueta da tosse. Se o cidadão da cidade apresentar quaisquer sintomas de coronavírus deve entrar em contato com o Alô Saúde Floripa pelo 0800-333-3233.
Artigo anteriorGoverno abre processo seletivo para profissionais de saúde atuarem no Hospital Solidário
Próximo artigoCoronavírus PB: boletim de 10.04.2020 continua registrando 11 óbitos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome aqui