O Brasil tem 1.128 casos confirmados de novo coronavírus e 18 mortes, disse o Ministério da Saúde neste sábado (21).
A taxa de mortalidade é de 1,6%, mas, segundo o governo, poderá cair nas próximas semanas, com o aumento da realização de testes, que devem passar a incluir casos onde os sintomas são leves.
A maioria dos casos da doença, 459, está no estado de São Paulo, onde também foi registrado o maior número de mortes até agora: 15. As outras 3 foram no estado do Rio de Janeiro.
“Vai aumentar muito a velocidade de diagnóstico em todo o Brasil”, completou. Até então, somente pacientes com sintomas graves eram testados.
Um dos objetivos do aumento dos testes é dignosticar profissionais da saúde e da segurança que tenham sido afastados porque começaram a ficar gripados, para que exista “menos paralisação dos serviços essenciais”, disse o secretário.
Segundo Oliveira, nas próximas semanas, deve-se chegar a 10 milhões de testes entregues.
Testes serão feitos em casos leves
“Estamos adquirindo um volume de testes significativo para que na próxima semana, daqui a 8 dias, tenhamos 5 milhões de testes rápidos para distribuição em todo o Brasil, para iniciarmos a realização (de testes) em casos leves”, disse o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira.
Últimas notícias no mundo 21.03.2020:
- Mais 324 mortos na Espanha nas últimas 24 horas
- Singapura confirma as duas primeiras mortes por Covid-19
- Alemanha tem aumento de 20% nos casos
- Angola confirma primeiros casos e número de contagiados na Tailândia chega a 400
- Reino Unido registra 5 mil casos e 233 mortos
- Paquistão e Vietnã suspendem voos internacionais
- Número de mortes em Portugal dobra
- França registra mais de 14 mil casos e 562 mortos
- O Supremo Tribunal Eleitoral da Bolívia recomendou o adiamento das eleições presidenciais agendadas para 3 de maio
Ao menos 12,9 mil pessoas morreram por complicações da Covid-19 em todo o mundo. Um levantamento da universidade norte-americana Johns Hopkins apontou que na tarde de sábado (21), mais de 303 mil pessoas foram infectadas pelo novo coronavírus.
A Itália registrou 793 mortos nas últimas 24 horas, novo recorde do país. Lugar mais afetado pelo Covid-19 no país, a Lombardia registrou outras 546 mortes no mesmo período. Número total de mortos vai a 4.825 em um mês no país.
Nos EUA, ordens de isolamento afetam cerca de 75 milhões de americanos, isso representa 1 a cada 5 habitantes do país. Mais de 22,3 mil pessoas foram diagnosticadas com Covid-19 no país e ao menos 278 morreram.
Mike Pence, vice-presidente do Estados Unidos, e a esposa farão teste para ver se estão com coronavírus, depois de um integrante do gabinete ser diagnosticado.
Em Nova York são mais de 10 mil casos confirmados, de acordo com o governador Andrew Cuomo, que havia liberado apenas o deslocamento dos trabalhadores de setores essenciais da economia. A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) anunciou que parte do espaço aéreo da cidade está fechado, depois que um trainee do centro de controle de operação testar positivo.