Prefeitura de João Pessoa disponibiliza telefone da Central de Orientação para Prevenção ao Coronavírus

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) disponibiliza a Central de Orientação para Prevenção ao Coronavírus, no telefone 3218-9214, no qual médicos e enfermeiros estarão de plantão para orientar e prestar esclarecimentos à população que apresentar os sintomas do coronavírus (coriza, tosse, dor de garganta, possivelmente dor de cabeça e febre, que pode durar alguns dias) e que esteve no exterior ou em contato com pessoas de cidades e regiões onde já há a circulação do vírus, seja no Brasil ou em outros países.

BOLETIM COVID-19

Sem casos confirmados do coronavírus na Capital paraibana, o Núcleo Intersetorial de Prevenção e Cuidado em relação ao Coronavírus dá início, nesta segunda-feira (16), à divulgação de boletins diários sobre as medidas preventivas adotadas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e outras informações.

Monitoramento de casos

– Até o momento, 16 casos suspeitos estão sendo monitorados em João Pessoa. Os pacientes já fizeram o exame e aguardam os resultados em isolamento em suas casas, conforme protocolo da Organização Mundial da Saúde, que determina a internação em hospitais apenas para casos graves.

Treinamentos e capacitações

– A Secretaria Municipal de Saúde já realizou diversas reuniões de treinamento e capacitação com mais de 450 profissionais de serviços público e privado com orientações de medidas de prevenção. Estas capacitações estão sendo intensificadas.

Reunião com diretores de hospitais

– O secretário de Saúde, Adalberto Fulgêncio, realiza hoje à tarde reunião com diretores de hospitais para discutir medidas preventivas e plano de atendimentos.

Distribuição de kits de higiene

– As 187 unidades de ensino da rede municipal, entre escolas e creches, receberam, na manhã desta segunda (16), kits de higiene com sabonetes líquidos e álcool em gel, além de orientações aos profissionais sobre a intensificação dos hábitos de higiene a serem repassados aos alunos.

Medidas Preventivas

– O prefeito Luciano Cartaxo comandou duas reuniões, na noite de sexta e manhã de domingo, que resultaram na criação do Núcleo Intersetorial de Prevenção e Cuidados e na publicação do decreto com medidas preventivas no âmbito da PMJP e de todo o município.

Medidas anunciadas no Decreto n°9.456/2020

  • Recomendação a pacientes com sintomas respiratórios para ficarem restritos ao domicílio e evitar ambientes com aglomerações.
  • Disponibilização de Central de Orientações por telefone com médicos para atender em plantão a população.
  • Suspensão de eventos de massa governamentais, esportivos, artísticos, culturais, políticos, científicos, comerciais religiosos) com público superior a 250 pessoas em espaço aberto e superior a 100 pessoas em espaços fechados.
  • Locais de grande circulação de pessoas, como terminais urbanos, shopping centers e comércio em geral devem reforçar medidas de higienização e disponibilizar álcool gel 70%.
  • Os serviços de alimentação, tais como restaurante, lanchonetes e bares deverão adotar medidas de prevenção para conter a disseminação da Covid-19.
  • Os estabelecimentos de ensino deverão manter rotinas de prevenção.
  • O Procon realizará fiscalizações pata coibir o aumento injustificado de preços de produtos de combate e proteção ao Covid-19.
  • Ficam suspensas as viagens de servidores do município programadas, enquanto perdurar o estado de emergência de saúde pública.
  • Suspensão de férias aos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde até 15 de maio.

Fonte: PMJP / SMS JP

Artigo anteriorParaíba continua sem caso confirmado de Coronavírus.
Próximo artigoATUALIZAÇÃO: Por Falar em Saúde traz os últimos números do COVID-19 na Paraíba

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome aqui