Agora são 18 no país. Ministério da Saúde confirma cinco novos casos do novo coronavírus.

São três novos casos em São Paulo, um no Rio de Janeiro e um no Distrito Federal. Número de suspeitos de terem a doença caiu de 768 para 673 pessoas.

O Ministério da Saúde confirmou neste sábado (7) cinco novos casos do novo coronavírus no Brasil. Agora são 18 casos.

De acordo com o ministério, são três novos casos em São Paulo, um no Rio de Janeiro e um no Distrito Federal. Os pacientes diagnosticados em São Paulo e no Rio contraíram a doença em viagens fora do país; no caso do DF, ainda não há informações sobre como foi o contágio.

No Rio, a paciente, de 52 anos, apresenta sintomas de quadro viral desde a última quarta-feira (4), quando voltou de uma viagem à Itália.

O número de suspeitos de terem a doença caiu de 768 para 673 pessoas. Outros 601 casos foram descartados.

Casos em todo o mundo

O número global de notificações de infecção pelo coronavírus é de 104.901 casos, com 3.556 óbitos, em 95 países e territórios – aponta um balanço feito pela AFP neste sábado (7), com base nos últimos dados de fontes oficiais.

Na Itália, a agência de saúde nacional confirmou, em coletiva de imprensa neste sábado (7), cerca de 6.000 casos confirmados e mais de 200 mortos. Na Alemanha, 45 novos casos foram confirmados na madrugada. O número total de pacientes no país chegou a 685.

Na China, o último boletim oficial informa queda significativa de novos casos da Covid-19. Nas últimas 24 horas, foram 28 novos mortos (as vítimas fatais estão em 3.070) e 99 novos pacientes (no dia anterior, foram 143 e, no total, são mais de 100 mil casos).

Os casos estão concentrados no oeste e sul do país.

Destaques deste sábado

  • O Papa Francisco vai dar a bênção via transmissão na internet, e não na Praça de São Pedro, no domingo (8) por causa do coronavírus. O procedimento será mantido até o dia 15 de março
  • Na Itália, o governo italiano confirmou mais casos de coronavírus. O número de mortos passou dos 200 e o de pacientes contaminados está em cerca de 6.000
  • O jogador de basquete LeBron James , do Los Angeles Lakers, disse que não vai para a quadra se a NBA fizer jogos sem público. A liga mandou um memorando aos times na sexta-feira (6) com detalhes de planos de contingência
  • Crescimento da economia chinesa deve cair pela metade do esperado no trimestre. Seria o pior resultado desde 1990
  • O governo do Paraguai confirmou o primeiro caso no país, mas ainda não há detalhes sobre o paciente
  • O primeiro caso foi identificado em Malta. É uma menina italiana de 12 anos
  • Nas Maldivas, a ministra da saúde disse que dois pacientes receberam diagnóstico positivo para o coronavírus – são os primeiros casos no país
  • Maratona de Barcelona, na Espanha, foi adiada por causa da epidemia
  • O número de mortes no Irã por causa da doença chegou a 145; há mais de mil novas infecções
  • Uma deputada iraniana está entre os mortos, de acordo com a agência semioficial Tasnim. O nome dela é Fatemeh Rahbar
  • Rodrigo Duterte, presidente das Filipinas, decretou emergência de saúde no país para combater a epidemia
  • A edição de 2020 Festival SXSW, que acontece todos os anos na cidade de Houston, nos EUA, foi cancelada por causa do coronavírus; de acordo com a organização, foi uma determinação de diretrizes da prefeitura
  • O presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento na TV e afirmou não há razão para pânico, ainda que problema se agrave
  • O Ministério da Saúde informou que Brasil tem 13 casos confirmados de novo coronavírus; há 768 casos suspeitos.
  • A Justiça da Itália adiou seus trabalhos para o dia 22 de março. O país pretende contratar mais 20 mil profissionais da saúde
  • O Camboja notificou que pela primeira vez um teste para o coronavírus deu positivo
Reintrodução na China é responsável por novos casos fora de Wuhan.

Cerca de 25% dos novos casos de Covid-19 na China foram de pessoas que viajaram para outros países, segundo informação oficial.

Fora de Wuhan, o epicentro da epidemia no país, as infecções foram levadas por pessoas que estavam em viagem.

A maioria dos casos, que incluem chineses que foram contaminados, estavam na província de Gansu, no noroeste do país, entre passageiros que estavam em quarentena que chegaram do Irã entre os dias 2 e 5 de março.

A China enfrenta dois novos desafios: a leva de pacientes que estão reintroduzindo o vírus e como fazer com que as pessoas que viajaram para o Ano Novo Chinês voltem ao trabalho.

Até agora, 78 milhões, cerca de 60% dos que viajaram naquela ocasião, retornaram.

“Eu preciso salientar, ainda estamos em um momento crítico em relação à prevenção e controle”, disse Yang Wenzhuang, uma autoridade de Comissão Nacional de Saúde.

O risco de contágio está aumentando, de acordo com ele, porque há mais fluxo de pessoas. Na sexta-feira (6) houve 99 novos casos. É uma queda em relação às 143 notificações da quinta-feira (5).

Oriente Médio

Nos Emirados Árabes, o número de casos aumentou em 50%: foi de 30 para 45.

Em Belém, há 15 norte-americanos em quarentena em um hotel –é uma medida de precaução contra o vírus, segundo um porta-voz do governo da Palestina.

A cidade está interditada desde quinta-feira (5), quando foi registrada a contaminação.

Alguns dos primeiros casos foram entre funcionários do Hotel Angel.

Uma diplomata da embaixada dos EUA em Jerusalém afirmou que o governo do país está ciente da situação.

Novas mortes dos Estados Unidos

O Departamento de Saúde do estado da Flórida anunciou a morte de duas pessoas infectadas pelo coronavírus. São as primeiras vítimas fatais registradas na costa leste dos Estados Unidos.

Os números do coronavírus no país são desencontrados. O governo norte-americano reconhece 213 casos confirmados, mas a imprensa noticia que já são mais de 300 pacientes. De acordo com o jornal The New York Times, estão confirmadas 17 mortes até o momento, 14 delas no estado de Washington, costa oeste.

Também na costa oeste, no estado da Califórnia, segue ancorado o cruzeiro Grand Princess, que tem a bordo 2.500 passageiros e 21 pacientes detectados com coronavírus. O alerta sobre a embarcação foi disparado depois que um homem de 71 anos, morador da Califórnia e que esteve na primeira parte da viagem, morreu na última quarta-feira (4) no Condado de Placer, após ser diagnosticado com a Covid-19.
Fonte: G1

Artigo anteriorParaíba descarta mais dois casos suspeitos para coronavírus; três seguem em investigação
Próximo artigoSAÚDE: lugar onde a mulher é primordial e de extrema importância

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome aqui