Brasil tem oito casos confirmados de novo coronavírus, diz Ministério da Saúde.

Aumentou o número de casos confirmados e de estados do Brasil com pacientes infectados pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), de acordo com boletim divulgado pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (5). O governo confirmou ainda que foram registrados os primeiros casos de transmissão local.

Os principais dados do boletim apontam:

  • 8 casos confirmados, eram 3 casos no balanço de quarta-feira
  • 3 estados têm casos confirmados: São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro; no boletim anterior, só havia casos em São Paulo
  • 635 casos suspeitos, eram 488 no boletim anterior
  • 378 casos foram descartados desde o início do monitoramento

Caso em Barra Mansa (RJ)

De acordo com o ministério, o caso no registrado no estado do Rio de Janeiro é o de uma paciente de 27 anos, brasileira, que esteve na Itália e na Alemanha entre 9 de fevereiro e 23 de fevereiro.

Ela é uma moradora de Barra Mansa, no Sul do estado. Ela apresentou os sintomas em 17 de fevereiro, ainda durante a viagem. Foi atendida em 2 de março no Brasil e está em isolamento domiciliar.

“Ela segue bem. É uma forma branda. Está em isolamento familiar. Os contatos familiares estão sendo acompanhados” – Edmar Santos, secretário estadual de Saúde do RJ

Transmissão local x comunitária

O Ministério da Saúde ressaltou que os casos classificados como “transmissão local” foram aqueles de pacientes que tiveram relação com o morador da capital paulista que foi o primeiro caso confirmado no Brasil. O primeiro deles, que era familiar, participou de um churrasco, e o segundo teve contato com esse parente que esteve na festa.

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, explicou que não há ainda registro de circulação indiscriminada do vírus, também chamada de transmissão “sustentada” ou “comunitária” do vírus. Segundo o secretário, essa forma só ocorre agora atualmente em países como China, Coreia do Sul e Itália.

“Quando não se sabe a fonte de transmissão, é o que nós chamamos de transmissão comunitária, uma transmissão ampliada. Nós no Brasil não temos transmissão comunitária” – João Gabbardo dos Reis, secretário-executivo do Ministério da Saúde

Paciente sem sintomas

Antes do atual balanço desta tarde, havia quatro casos confirmados, sendo a quarta confirmação uma paciente de 13 anos que viajou para Itália. Inicialmente o ministério chegou a considerar que, apesar de positivo, o caso não seria incluído entre os confirmados. Depois voltou atrás e considerou outros pontos para listar a adolescente entre os casos confirmados.

“É natural, daqui pra frente, ter mais laboratórios públicos e privados realizando o teste. Mas se ela (paciente sem sintomas) fizer e der positivo, essas situações serão classificadas como portador assintomático”, diz Gabbardo.

Casos no ES e no DF

O caso do Espírito Santo não constou no primeiro balanço desta tarde, que considerava os casos notificados até 12h. Durante coletiva, o caso foi incluído: trata-se de uma mulher de 37 anos que também tem histórico de viagem para Itália.

O governo federal ainda aguarda a contraprova de um caso no Distrito Federal. O teste que apontou positivo para coronavírus foi feito em um laboratório particular e será avaliado agora pelo Laboratóro Central de Goiás. A paciente é uma mulher de 53 anos que foi para Inglaterra e Suíça, entre 25 de fevereiro e 2 de março, e começou a apresentar os sintomas em 26 de fevereiro.

Situação no Brasil

Distribuição dos casos

Unidade da Federação Suspeitos Confirmados Descartados
RO – Rondônia 1 0 0
AM – Amazonas 5 0 1
PA – Pará 1 0 5
MA – Maranhão 0 0 2
PI – Piauí 1 0 2
CE – Ceará 16 0 18
RN – Rio Grande do Norte 4 0 8
PB – Paraíba 4 0 1
PE – Pernambuco 8 0 12
AL – Alagoas 6 0 1
SE – Sergipe 2 0 0
BA – Bahia 23 0 29
MG – Minas Gerais 80 0 12
ES – Espírito Santo 4 1 8
RJ – Rio de Janeiro 79 1 58
SP – São Paulo 182 6 159
PR – Paraná 20 0 9
SC – Santa Catarina 54 0 4
RS – Rio Grande do Sul 104 0 25
MS – Mato Grosso do Sul 11 0 3
MT – Mato Grosso 6 0 0
GO – Goiás 4 0 12
DF – Distrito Federal 20 0 9
TOTAL 635 8 378

Voos e contenção do vírus

Os representantes do ministério reafirmaram que estão preparados para o aumento dos casos no país, sobretudo com a aproximação do inverno e a ampliação da lista de países do mundo com casos.

O secretário-executivo da pasta listou que 14 estados têm voos internacionais oriundos de 33 países diferentes, com uma média diária de 193 voos, cerca de 43 mil pessoas: 30 mil brasileiros e 13 mil estrangeiros.

“Os números demonstram claramente a impossibilidade de fazer contenção no Brasil”, disse o secretário.

Casos em São Paulo

Veja abaixo o que se sabe sobre os casos registrados em São Paulo:

  • 1º caso: homem de 61 anos que retornou de Turim
  • 2° caso: homem de 32 anos que chegou de Milão
  • 3º caso: homem natural da Colômbia, 46 anos, que esteve na Itália
  • 4º caso: adolescente de 13 anos, assintomática, que esteve na Itália
  • 5º e 6º casos: não viajaram, mas estão relacionados ao 1º paciente
Fonte: G1
Artigo anteriorPor Falar em Saúde na posse da nova gestão do CRN6 em Recife; veja imagens
Próximo artigoSócio proprietário do Por Falar em Saúde prestigia posse de Samuel Paulino no CRN6

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome aqui