Março Amarelo: mês mundial de conscientização para a Endometriose.

Março é o mês mundial da conscientização da Endometriose.  A campanha que alerta para uma doença que afeta 176 milhões de mulheres em todo o mundo e 6,5 milhões no Brasil. Endometriose é uma afecção (uma modificação no funcionamento normal do organismo) inflamatória provocada por células do endométrio que, em vez de serem expelidas, migram no sentido oposto e caem nos ovários, na cavidade abdominal e outros locais(ex:pulmões), onde voltam a multiplicar-se e a sangrar. Endometriose profunda é a forma mais grave da doença. As causas ainda não estão bem estabelecidas. Uma das hipóteses é que parte do sangue reflua através das tubas uterinas durante a menstruação e se deposite em outros órgãos. Outra hipótese é que a causa seja genética e esteja relacionada com possíveis deficiências do sistema imunológico.

 O Por Falar em Saúde, já no final de fevereiro(26) recebeu o médico cirurgião do aparelho digestivo Felipe Rocha, o mesmo falou sobre uma doença que atinge 01 em cada 10(dez) mulheres. Durante sua fala ele descreveu que a doença tem sinais mais evidentes como dores muitas vezes incapacitantes, como cólicas fortes e progressivas (que pioram no período menstrual), dores durante a relação sexual, impossibilidade de engravidar, desconforto ao evacuar e urinar.

Felipe esclareceu sobre a prevenção da doença, de forma que não existe uma origem clara da doença. Mas assim que diagnosticada é possível controle. Ao mesmo tem um grau de gravidade alto, pois nem sempre os exames e imagens identificam a patologia.

“Um indicador que podemos destacar durante a investigação da Endometriose seria a mulher, possivelmente, que iniciou a vida sexual muito cedo e a vida reprodutiva muito tardiamente. Mas o conhecimento do profissional ginecologista sobre a doença é muito importante para a identificação da Endometriose.” Relatou o médico Felipe Rocha.

Em um segundo momento, com muita propriedade, o cirurgião do aparelho digestivo falou sobre a obesidade mórbida e a cirurgia bariátrica. Citou que existem critérios e protocolos bem organizados para este processo cirúrgico. Relatou que todo o processo é acompanhado por uma equipe multidisciplinar. E a avaliação do paciente, por esta equipe, diz se o paciente tem condição ou não em fazer a cirurgia.

Algumas imagens do programa:

 

Artigo anteriorRemédio para malária mostra bons resultados contra coronavírus.
Próximo artigoPrefeitura de João Pessoa intensifica ações de prevenção ao coronavírus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome aqui