DESTAQUE NACIONAL: Paraíba é o estado que mais cresce em número de transplantes em 2019

Mais um transplante multiórgãos aconteceu na último dia 14 de outubro na Paraíba, totalizando três pessoas que realizaram doação de vários órgãos em menos de uma semana. São, ao todo, quatro rins, três fígados, um coração e quatro córneas em uma única semana. Todos os órgãos foram destinados a paraibanos, captados no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa e transplantados na Paraíba. Com esses números, de acordo com dados do Sistema Nacional de Transplantes, o estado é o que mais cresce em número de transplantes em 2019.

Para a Secretaria de Saúde da Paraíba, o estado tem uma proporcional elevação de estatísticas, comparando com grandes centros transplantadores, a exemplo de São Paulo, Santa Catarina, com uma doação multiórgãos, a cada dois dias.

O presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), Alberto Beltrame, pontuou que os números refletem uma boa gestão e aprimoramento da rede de atenção à saúde.

“Para viabilizar um transplante, o hospital todo precisa se preparar e se qualificar. No fim, quem ganha são todos os pacientes atendidos, pois, utilizarão um serviço mais qualificado como um todo. Todo este circulo virtuoso de aprimoramento da atenção acaba por beneficiar todos os pacientes – independente de serem candidatos a transplante ou não. Assim, sempre fui e continuarei a ser um entusiasta dos transplantes. Paraíba, siga em frente”, disse Beltrame.

Artigo anteriorAs Ações da Sociedade Brasileira de Mastologia-Regional PB, no terceiro Por Falar em Saúde do Outubro Rosa.
Próximo artigoUnicef realiza evento em João Pessoa sobre a saúde da criança e do adolescente

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome aqui