Saúde da capital realiza ação de prevenção ao suicídio com idosos

D R T .R J .15855. Ivomar Gomes Pereira.

A Secretaria de Saúde de João Pessoa realizou mais uma ação de conscientização e prevenção ao suicídio, na última segunda-feira (9), desta vez, voltada aos idosos, na Policlínica Municipal do Idoso. As atividades fazem parte da campanha Setembro Amarelo.

Para trabalhar o tema, a Policlínica do Idoso tem realizado rodas de conversas e atividades educativas junto aos usuários do serviço. “Estamos em alerta em questão ao suicídio, buscando alertar nossos usuários para a importância da vida e da procura por um apoio profissional diante de uma situação difícil”, comenta a diretora da Policlínica Municipal da Pessoa Idosa, Maria José.

“Há pouco tempo, eu e meu marido sofremos um grave acidente de carro e além dos traumas físicos, também ficou o psicológico. Ser retirado de forma repentina da rotina que tínhamos não foi fácil, estar acostumado a fazer algo e de repente precisar de alguém para fazer por nós e nos ajudar a todo o momento com coisas simples é bem difícil e mexe muito com a cabeça da gente. Não é fácil lidar, mas sei que aos poucos estamos conseguindo com bastante diálogo com o psicólogo e principalmente em casa”, comenta a professora aposentada, Marildes Lima.

Assistência – A Policlínica do Idoso conta com profissionais de diversas especialidades para prestar assistência integral em saúde à população idosa da Capital, entre eles assistência com psicólogos e psiquiatras.

Para o atendimento com psicólogos, a demanda é espontânea, bastando que o idoso busque a assistência diretamente no serviço. Já para atendimento com psiquiatras, o atendimento será regulado.

Serviço – A Policlínica Municipal do Idoso possui mais de 12 mil usuários cadastrados e, desses, aproximadamente 3 mil são atendidos mensalmente.

Na unidade, são oferecidos atendimentos ambulatoriais nas especialidades médicas: angiologia, cardiologia, endocrinologia, geriatria, ginecologia, gastroenterologia, neurologia e reumatologia. Há os atendimentos em outras áreas de saúde como enfermagem, odontologia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, assistência farmacêutica e assistência social.  São disponibilizados, também, grupos operativos que estimulam e incentivam os participantes à convivência e recreação coletiva.

Para ter acesso aos serviços ambulatoriais, o usuário deve procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima, para que seja encaminhado. Já para os grupos e outros atendimentos, como nas áreas de nutrição, psicologia, fisioterapia e assistência farmacêutica, o idoso pode procurar diretamente a Policlínica.

A unidade é localizada na Praça Caldas Brandão, em prédio anexo ao Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI). O horário de atendimento é das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. O telefone é 3214-2863.

Saúde do Idoso – Além da Policlínica do Idoso, a Rede Municipal de Saúde atende este público também nas outras cinco Policlínicas Municipais, Unidades de Saúde da Família (USF), Centros de Práticas Integrativas e Complementares, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e toda a rede hospitalar. São oferecidas, ainda, atividades físicas nas praças por meio do projeto João Pessoa Vida Saudável.

FONTE: Secom-JP

Artigo anteriorAlcoolismo é uma doença e requer cuidados especiais
Próximo artigoHospital de Trauma de João Pessoa realiza projeto de combate ao suicídio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome aqui