SMS faz ações itinerantes com distribuição de preservativos e orientações de prevenção à ISTs durante o Carnaval

Fonte imagem: freepik

Para ampliar as atividades de promoção à saúde e levar a informação sobre a importância do sexo seguro aos foliões, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da seção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), AIDS e Hepatites Virais estará com ações itinerantes para distribuição de preservativos masculinos e femininos e géis lubrificantes, além de orientações.

Para esta edição o serviço está disponibilizando cerca de 1 milhão de preservativo e 100 mil géis lubrificantes. “Temos trabalhado com campanhas de conscientização para evitar novos casos de HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis. Em 2019 temos 759 casos registrados no sistema e no período de 2015 a 2019, quase três mil novos casos de sífilis. É importante a incorporação da cultura para prevenção de fazer sexo de forma segura”, explica a coordenadora da seção de IST/AIDS/Hepatites Virais, Clarice Pires.

Os profissionais da SMS estuaram desde a abertura do Folia de Rua, na quinta-feira (13),  também nos blocos Vumbora, dos Atletas, das Virgens de Tambaú. Também nas Muriçocas do Miramar e Cafuçu. O serviço está com ponto de apoio no Corredor da Folia, na Avenida Epitácio Pessoa, em frente ao supermercado Pão de Açúcar.

Além da ação de conscientização nos blocos, os profissionais das Unidades de Saúde da Família (USFs) estarão fortalecendo a importância da prevenção às ISTs e o uso correto do preservativo. Esse trabalho estará acontecendo na sala de espera das USFs e durante as consultas.

Dados – No período de janeiro a outubro de 2019 a Secretaria Municipal de Saúde distribuiu mais de 1,9 milhão de preservativos e cerca de 700 mil géis lubrificantes.  De janeiro a outubro de 2019 a rede municipal de saúde realizou 36,8 mil testes rápidos para HIV e 31,9 mil testes rápidos de sífilis. Além destes exames, os serviços realizam também testes rápido para Hepatite B e C.

Testes – Para quem desejar fazer os testes para diagnóstico da AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis, a SMS disponibiliza o serviço em todas as Unidades de Saúde da Família Integradas, Policlínicas Municipais, serviços de referencias e nas maternidades da capital. Para ter acesso, basta que o usuário vá até um dos locais e informe que gostaria de fazer o exame. O teste é realizado através da punção da polpa digital e o resultado sai em, aproximadamente, 20 minutos.

Um dos locais para realizar os testes rápidos é o Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA). Caso o teste rápido dê positivo, o usuário recebe o tratamento no próprio SAE/CTA. Já as gestantes portadoras do HIV/Aids são acompanhadas no serviço de Assistência Especializada Familiar do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW).

Para ter acesso aos serviços do CTA, o usuário pode ser encaminhado pelas Unidades de Saúde da Família (USF) ou por demanda espontânea, indo diretamente ao local. O CTA funciona das 7h às 16h, de segunda à sexta-feira, no prédio da Policlínica Municipal de Jaguaribe, localizada na Rua Alberto de Brito, s/n°.

Fonte: Portal PMJP

Artigo anteriorABERTURA DO FOLIA DE RUA: Por Falar em Saúde registra 9ª edição do Bloco Clementino Folia
Próximo artigoBloco Hemo Folia trouxe alegria e conscientização para a prévia do Carnaval de João Pessoa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome aqui