Os médicos e enfermeiros que trabalham nos serviços de Atenção Básica de João Pessoa, estão sendo qualificados quanto ao manejo clínico de aleitamento materno. A atividade acontece até quinta-feira (29), no Centro Administrativo Municipal da Capital (CAM).
De acordo com a coordenadora de Saúde da Mulher da SMS, Amanda Romera, a qualificação tem o objetivo de discutir o saber dos profissionais relacionado ao manejo clínico da amamentação.
A qualificação é uma parceria com o Banco de Leite Zilda Arns, que funciona no Instituto Cândida Vargas (ICV), e faz parte da programação da Secretaria de Saúde da Capital, alusiva a Campanha Agosto Dourado que incentiva o aleitamento materno. A programação da campanha será encerrada com um mamaço que acontece no dia 31 de agosto, a partir das 16h, no Parque da Lagoa.
Doação – Para as mulheres que querem ser doadoras de leite materno, o Banco de Leite Zilda Arns possibilita a doação em domicílio. Para participar, basta ligar para 3214 -1390 e fazer o cadastro. A doadora receberá em casa um kit com os recipientes de vidro e tampa de plástico esterilizados, máscara e gorro para coletar o leite.
O Banco de Leite possui um posto de coleta no ICV, com atendimento das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira. No local, são disponibilizadas informações sobre os procedimentos de doação. Para ser doadora, a mulher não pode ter doença infectocontagiosa, como Aids, sífilis e hepatites, entre outras, nem ter tomado medicamento de uso contínuo, como psicotrópicos.
FONTE: Secom-JP