O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, falou sobre a alegria de conseguir mobilizar os interessados na causa animal e promover um diálogo construtivo. “Essa é uma ação inédita de mobilização de representantes da sociedade civil organizada, para discussão da causa animal. Para nós, essa mobilização é extremamente positiva. A gestão está cuidando do meio ambiente aberta ao diálogo. Quando cuidamos dos animais, das áreas verdes, estamos cuidando das pessoas também”, concluiu. Diversos temas foram discutidos, como a possível proibição de fogos de artifício, o cuidado com animais abandonados e o planejamento e construção do futuro Hospital Veterinário Municipal.
Thiago Nery, médico veterinário e chefe de zoológico do Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), falou sobre as dificuldades dos protetores de animais, que se doam, que utilizam recursos próprios no cuidado e amparo dos bichos e que precisam do apoio do Hospital Veterinário. “Esse é um dos maiores custos nos cuidados com animais, o atendimento veterinário. A possibilidade de termos um hospital público é com certeza uma vitória”.
Hospital Veterinário – Os técnicos e arquitetos da Semam e Secretaria de Planejamento (Seplan) vêm trabalhando no projeto do hospital veterinário municipal, seguindo as normas do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV – Resolução 1275/2019). Foi instalada uma Comissão Técnica no Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam), presidido pelo secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira. Esta Comissão elaborou um Termo de Referência que prevê todas as etapas e o planejamento do hospital veterinário, que vai funcionar no Bairro dos Estados.
-
Texto: Jô Vital
Edição: Katiana Ramos