O papa Francisco fez uma aparição surpresa, na manhã desta 6ª feira (2.abr.2021), e foi ao átrio da Sala Paulo VI para encontrar pessoas sem-teto enquanto eram feitas vacinações contra a covid-19.
O pontífice cumprimentou os médicos e enfermeiras, acompanhou o procedimento de preparação de doses de vacina e falou com pessoas que aguardavam na fila da imunização.
A visita do papa não aparecia na agenda oficial de eventos desta Semana Santa, que acontece com restrições a presença de fiéis no Vaticano para conter o avanço da pandemia.
Na missa do Domingo de Ramos (28.mar.2021), o papa Francisco disse que o diabo “está se aproveitando da pandemia“. A missa marca o início da Semana Santa até a Páscoa.
Em tempos pré-pandemia, a celebração costumava lotar a Praça de São Pedro, com milhares de fiéis segurando ramos de oliveira e folhas de palmeira na cerimônia que acontece ao ar livre.
“O diabo está aproveitando a crise para semear desconfiança, desespero e discórdia”, disse o Papa, acrescentando que a pandemia trouxe sofrimento físico, psicológico e espiritual.
Na semana anterior (24.mar), o Papa ordenou um corte de 10% nos salários de cardeais. Outros clérigos terão redução de 3% a 8% nos pagamentos. A medida busca evitar demissões e manter empregos de outros funcionários do Vaticano, depois que a crise financeira causada pela pandemia impactou a Santa Sé.