Oito em cada 10 pacientes diagnosticados com covid-19 no Brasil que precisaram ser intubados no ano passado morreram. Os dados assustadores são de uma pesquisa inédita obtidos com exclusividade pela BBC News Brasil.
A média mundial de mortalidade nesses casos, segundo o estudo, é de cerca de 50%. E a previsão para 2021 é mais tenebrosa ainda. Segundo o estudo, os dados preliminares mostram que a taxa de mortalidade brasileira deve piorar.
O Brasil é o atualmente o epicentro da pandemia do novo coronavírus no mundo. Ontem, 18, o país bateu recorde de óbitos causados pela doença: 2.659 mortes, a maior num período de 24h.
Com isso, o país soma 287.795 óbitos desde o início da pandemia.
Medicamentos para intubar
Se não bastasse o alto índice de mortes entre pacientes com covdi-19 intubados, um outro dado é ainda mais preocupante: a falta de medicamentos para o procedimento.
O estoque de analgésicos, sedativos e bloqueadores musculares pode durar apenas mais 20 dias, o que agravaria ainda mais o sistema de saúde no momento em que o Brasil é o epicentro da pandemia no mundo.
O alerta é da Anahp (Associação Nacional de Hospitais Privados) e do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde). A informação é da colunista Mônica Bergamo, da Folha.