A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza a vacinação contra a covid-19 para pessoas que fazem parte dos grupos prioritários e não possuem veículo automotivo para serem imunizadas em um dos três pontos de drive thru. As pessoas serão vacinadas na área interna do Ginásio Poliesportivo Ronaldo Cunha Lima – Ronaldão, no bairro do Cristo, das 9h à meia-noite, até esta sexta-feira (12).
“A vacinação está ocorrendo em três locais na modalidade drive thru, dentro do carro, e um dos espaços onde está acontecendo no sistema drive thru, também está sendo ofertada a vacinação no espaço interno, possibilitando a imunização daqueles que deverão buscar o espaço através de transporte público ou de moto”, explicou Fernando Virgolino, chefe de Imunização da SMS.
Nesta etapa, podem ser vacinados os idosos a partir de 90 anos, profissionais que colhem o RT PCR para teste de covid-19 em laboratórios de João Pessoa, profissionais da saúde a partir de 60 anos, profissionais do sistema funerário, cuidadores domiciliares ativos no home care, além dos trabalhadores da rede de saúde que por algum motivo não conseguiram se vacinar nas etapas anteriores.
Para ser vacinado, é necessário apresentar documento de identidade com foto, além da comprovação de que a pessoa está incluída no grupo prioritário determinado para o momento.
Drive Thru – Estão sendo disponibilizados três pontos de vacinação no sistema drive thru: Ginásio Ronaldão, no bairro do Cristo; Centro de Convenções de João Pessoa, no Cabo Branco; e ao lado do Aeroclube de João Pessoa, no bairro Aeroclube. Os pontos do Ronaldão e do Centro de Convenções funcionam das 9h à meia-noite. Já o ponto localizado ao lado do Aeroclube funciona das 9h às 17h.
Idosos acamados – Além desses grupos, o cadastro para a vacinação de idosos com restrições de locomoção continua sendo realizado pelos telefones 3214-7219 e 3214-7971. No último fim de semana, a SMS realizou um mutirão para vacinar idosos acamados com mais de 80 anos. Quarenta equipes foram montadas, com técnico de enfermagem, enfermeiro e motorista, levando a vacina até a casa do idoso. Foram aplicadas 1.913 doses durante o sábado e o domingo.
Outros grupos – Também já receberam a primeira dose do imunizante os idosos que vivem em instituições de longa permanência, assim como os trabalhadores desses locais, além dos trabalhadores de hospitais, serviços de Atenção Básica, Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Samu-192, Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen/PB), Instituto de Medicina Legal (IML), Serviço de Verificação de Óbito (SVO), Vigilância Epidemiológica Municipal (Viep) e Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD).
-
Texto: Thibério Rodrigues
Edição: Thadeu Rodrigues