Chuva de pétalas de rosa, música ao vivo e super-heróis marcaram as comemorações alusivas ao Dia Nacional do Doador de Sangue comemorado nesta quarta-feira, 25 de novembro, no Hemocentro da Paraíba.
“Esta é uma data muito especial. Queremos agradecer aos doadores que neste ano, mesmo enfrentando o desafio da pandemia do Covid-19 nos ajudaram a salvar vidas. Sem doadores não temos sangue para fornecer para os hospitais. Sangue não se fabrica e só existe se alguém doar por isso é fundamental agradecer a todos os nossos doadores” afirmou a diretora-geral do Hemocentro da Paraíba, Shirlene Gadelha.
O secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, participou das atividades alusivas ao Dia Nacional do Doador e aproveitou a oportunidade para dar exemplo de cidadania e solidariedade, fazendo a doação de sangue. “Como médico cirurgião eu conheço a importância da doação de sangue, sei o quanto é complicado ir para o bloco cirúrgico com um paciente que corre risco de vida sem ter a garantia de ter sangue”, declarou. Acrescentou ainda o convite que mais pessoas se tornem doadoras.
Ainda durante o evento, o secretário de estado ressaltou que neste ano, houve queda de até 70% no número de doações devido a pandemia do Covid-19 o que obrigou o Hemocentro a desenvolver estratégias para que as pessoas não parassem de doar. O secretário ainda anunciou que em 2021 será retomada reforma da área administrativa do Hemocentro.
Segundo a diretora-geral do Hemocentro, Shirlene Gadelha as lições aprendidas em 2020 serão valiosas. O atendimento mediante agendamento, que não tem data para acabar, pode se tornar padrão, pois trouxe organização para o fluxo de atendimento e conforto para os doadores.
Este ano, o Hemocentro da Paraíba se uniu aos hemocentros do país, na campanha “Somos todos do mesmo sangue”. A ação inédita busca destacar a importância da doação de sangue para garantir o abastecimento dos bancos de sangue do país.
ATRAÇÕES
A abertura das atividades festivas no Hemocentro da Paraíba contou com a apresentação do Bonde Musical que contando com tecladista Cláudio Santos saudou os doadores. Já a palhaça Bom Te Ver fez as pessoas cantarem e sorrirem com suas divertidas brincadeiras e improvisos.Os super-heróis do grupo AniMonteiro – Capitão América, Homem de Ferro e o Batman – abrilhantaram ainda mais o evento que contou ainda com a apresentação dos forrozeiros Amigos do Forró .
Para o doador Eduardo Avelino, 37 anos, este foi um evento ímpar. “Vim ao Hemocentro e ser recepcionado com uma festa tão linda foi muito gratificante. A vontade é voltar sempre”, declarou. Já Maria Bernadette Santos, 22 anos, revelou estar encantada. “Sou doadora desde meus 18 anos, agora com uma festa tão organizada e animada eu me sinto gratificada por ser doadora. Se já era satisfatório doar sangue para salvar vidas, agora, estou ainda mais feliz”, disse.
Texto: Luzia Joana – Assessora de comunicação do Hemocentro.