CVV adapta curso para seleção de voluntários para ambiente virtual e tem vagas abertas

Com atuação nacional e gratuita, entidade oferece apoio emocional e prevenção do suicídio. Por CVV

Foto: Divulgação

O CVV é uma instituição civil sem fins lucrativos que oferece apoio emocional e prevenção do suicídio gratuitamente em todo o território nacional há 58 anos. Desde sua fundação, a entidade é movida exclusivamente por voluntários devidamente selecionados e preparados para o atendimento.

Devido às recomendações de isolamento social pela pandemia de Covid-19, os cursos de seleção e preparação de voluntários presenciais foram temporariamente suspensos em todo o Brasil.

Recentemente, o CVV colocou no ar seu curso 100% via Ensino à Distância, e ainda, diversos postos de atendimento, dos 120 em todo o país, adaptaram seu conteúdo para ferramentas de cursos virtuais. Com isso, interessados em se tornarem voluntários do CVV podem se inscrever pelo site, na página “voluntário” – https://www.cvv.org.br/voluntario/ .

Para se tornar voluntário do CVV é necessário ter pelo menos 18 anos de idade, tempo disponível para os plantões semanais e estar disposto a acolher pessoas desconhecidas de maneira sigilosa e sem aconselhamentos. Não é necessário formação específica, pois a entidade oferece apoio emocional, e não atendimento psicológico ou psiquiátrico.

Aos interessados que querem entender melhor o que é se tornar um voluntário do CVV, há um vídeo de dois minutos que explica o assunto – https://www.youtube.com/watch?v=fMj8IQ44yW4

A entidade é independente, sem vínculos políticos, religiosos, com a iniciativa privada ou outras instituições. Possui um convênio com o Ministério da Saúde para operação do telefone 188 sem comprometer sua independência de atuação.

Sobre o CVV

O CVV presta serviço voluntário e gratuito de prevenção do suicídio e apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Os mais de 3 milhões de atendimentos anuais são realizados por 4.200 voluntários em mais de 120 postos de atendimento pelo telefone 188 (sem custo de ligação),  ou pelo www.cvv.org.br via chat, e-mail ou carta. A entidade realiza também ações presenciais, como palestras, Curso de Escutatória e grupos de apoio a sobreviventes do suicídio – GASS (https://www.cvv.org.br/cvv-comunidade/), frentes essas que geraram 2,8 milhões de contatos em 2019. O CVV é uma entidade financeira e administrativamente independente, mantendo-se por meio de doações de pessoas físicas e jurídicas – para colaborar, acesse https://www.cvv.org.br/colabore.

Sobre o suicídio

O suicídio é um problema de saúde pública que mata pelo menos um brasileiro a cada 45 minutos, mais do que o HIV e muitos tipos de câncer. O movimento Setembro Amarelo, mês mundial de prevenção do suicídio, iniciado em 2015, visa sensibilizar e conscientizar a população sobre a questão – www.setembroamarelo.org.br

* Dados do Ministério da Saúde

Mais informações

cvv.org.br

facebook.com/cvvoficial

instagram.com/cvvoficial/

twitter.com/CVVoficial

Artigo anteriorCoronavírus PB: boletim de 15.10.2020. Temos um total de 127.456 casos confirmados e 103.487 recuperados. Temos 12 óbitos confirmados, 05 em 24h
Próximo artigoDia D da Campanha de Multivacinação e de Vacinação contra a Poliomielite será neste sábado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome aqui