As mudanças provadas pela pandemia do novo Coronavirus trouxeram temáticas importantes para o desenvolvimento científico-tecnológico da humanidade. Dentre esses eixos, a biotecnologia se apresentou como uma ferramenta crucial no enfrentamento da doença bem como nos avanços para os novos tempos.
A Organização das Nações Unidas define a biotecnologia como “qualquer aplicação tecnológica que utilize sistemas biológicos, organismos vivos, ou seus derivados, para fabricar ou modificar produtos ou processos para utilização específica”. Seja na agricultura, na saúde, na ciência dos alimentos, dentre outros, a biotecnologia permeia visando melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Um dos profissionais que tem grande destaque nessa área de atuação é o Farmacêutico. Seja no desenvolvimento de fármacos e vacinas ou em sistemas de testagem molecular, a biotecnologia é chave para atingirmos esses novos avanços. Medicamentos biotecnológicos, por exemplo, são o que há de mais moderno para o tratamento do câncer, Alzheimer, Parkinson, dentre outras patologias.
Nesse contexto, o curso de farmácia da Unifacisa apresenta sua II Jornada de Integração Farmacêutica. Com o tema “Farmacêutico, Biotecnologia e Sociedade” pretendemos apresentar para a comunidade acadêmica a atuação do farmacêutico na biotecnologia, as tendências do mercado e inspirar nossos alunos sob a luz deste ramo da ciência.
O nosso primeiro evento, realizado em 2019, foi um enorme sucesso com grande repercussão no meio universitário. E desta forma procuramos consolidar a iniciativa, mesmo frente às limitações impostas pela pandemia.
Para se inscrever clique no link https://eventos.unifacisa.edu.br/jornadafarmaceutica2020/
Veja alguns palestrantes: