A previsão é que outros bairros da cidade recebam a Operação Proteção já na próxima semana, tendo como referência os indicadores epidemiológicos. “João Pessoa segue ampliando a rede de saúde e avançando nas medidas de fiscalização para conter a propagação do vírus. A Operação Proteção será um trabalho integrado e educativo, que prevê a implantação de barreiras sanitárias como forma de monitorar a doença e de ampliar a prevenção nos bairros com baixos índices de isolamento social e aumento nos casos confirmados de covid-19. É mais um passo importante no sentido salvar vidas no momento de maior agravamento da doença”, ponderou o prefeito Luciano Cartaxo.
As barreiras sanitárias da Operação Proteção serão montadas a partir do trabalho conjunto da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) com equipes da Secretaria Municipal de Saúde, prevendo serviços como o monitoramento de síndromes gripais, pela medição de temperatura, testes rápidos da doença, além do encaminhamento correto para as unidades básicas, de pronto atendimento ou hospitalares. Em cada bairro, a ação será realizada por três dias consecutivos, das 7h às 10h30. A Força-Tarefa de higienização, com a Sedurb e a Defesa civil, serão responsáveis pela higienização e desinfecção de ruas e avenidas. Já a fiscalização e o ordenamento do comércio serão feitos também pela Sedurb e pelo Procon.
Esforço educativo – A Guarda Municipal seguirá com o papel educativo de conscientização da população, recomendando o uso de máscaras e reforçando a importância do isolamento social. Pela legislação municipal, praças e parques também não podem ser utilizados durante este período de agravamento da pandemia. Carros de som serão empregados para reforçar as medidas preventivas já adotadas, como forma de ampliar o isolamento social e conter a rápida propagação do vírus.