A Secretaria de Saúde de João Pessoa realizou, no início do mês, uma qualificação sobre prevenção ao suicídio para profissionais que trabalham nos serviços de Atenção Básica e técnicos da Secretaria de Habitação (Semhab). O evento aconteceu na última quinta-feira (5), no auditório da Estação das Artes, anexo da Estação Cabo Branco.
O objetivo da atividade é capacitar os profissionais para identificar e acolher usuários com sinais de depressão nos territórios. “Essa é uma questão multidisciplinar e intersetorial, é um debate que não deve ser monopolizado por apenas um tipo de profissional. Quando falamos de suicídio, estamos falando de um fenômeno social”, afirmou Adalberto Fulgêncio, secretário municipal de Saúde.
A qualificação foi ministrada pelo médico de Saúde da Família e Comunidade, André Sassi, que destacou a importância da interdisciplinaridade na abordagem ao usuário e apontou, em sua apresentação, questões como pontos desencadeadores do suicídio, formas de ajudar, fatores de risco e fatores que proteção.
Setembro Amarelo – Durante todo o mês, serão realizadas atividades de promoção na rede municipal de saúde e outras secretarias municipais da capital, em alusão à Campanha Setembro Amarelo, pela valorização da vida e prevenção ao suicídio.