SES lança Programa de Ciclos de Atualização em Saúde Bucal

As palestras, inicialmente, ocorrerão na cidade de João Pessoa e posteriormente de forma descentralizada em todo o Estado. Neste primeiro ciclo foi abordado o tema: Terapêutica Medicamentosa na Clínica Odontológica do SUS.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio daGerência Operacional de Atenção Básica, deu início nesta sexta-feira (30), no auditório do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-PB), ao Programa de Ciclos de Atualização em Saúde Bucal no SUS. A capacitação, feita em parceria com a Universidade Federal da Paraíba, com o Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO-UFPB) e o Cefor-PB, abordará temas diversos direcionados para 110 profissionais, entre gestores de saúde bucal, cirurgiões dentistas, auxiliares e técnicos em saúde bucal das Equipes de Saúde Bucal dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e dos Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias (LRPD) da Paraíba.

As palestras, inicialmente, ocorrerão na cidade de João Pessoa e posteriormente de forma descentralizada em todo o Estado. Neste primeiro ciclo foi abordado o tema: Terapêutica Medicamentosa na Clínica Odontológica do SUS.

“Acreditamos que a saúde começa pela boca, então, é necessário fortalecer a Atenção Básica, fomentando a política de saúde bucal em toda a Paraíba. O primeiro ciclo foi o momento dos profissionais atualizarem seus conhecimentos, perguntarem, tirarem as dúvidas, além de ter sido uma ótima oportunidade para o compartilhamento de experiências”, disse a gerente executiva de Atenção à Saúde da SES, Izabel Sarmento.

Izabel comentou, ainda, que a capacitação foi importante para entender as necessidades dos profissionais de saúde bucal que atuam no Estado. “Nosso objetivo é pensar em melhorias para o profissional odontólogo que lida com a rotina nas unidades de saúde. Aproveitamos para ouvir o que cada um deles, seja na capital ou no interior, visualiza no que diz respeito a possibilidades de melhorias. Dessa forma, conseguimos melhorar a saúde bucal como um todo no Estado”, pontuou.

Dentista há 24 anos, Cristine Nobre, que atualmente atua em Pirpirituba e Belém, no Brejo, comemorou a possibilidade de se atualizar e ter novos conhecimentos. “É essencial que estejamos sempre vivendo momentos como esse, porque tudo se moderniza e precisamos nos encaixar diante das problemáticas de saúde bucal. A gente nunca se cansa de aprender e, para voltar aos nossos pontos de Atenção Básica ou Atenção Especializada, é bom renovar as energias, os conhecimentos e manter o saber sempre atualizado”, disse Cristine.

Fonte: Secom/PB

Artigo anteriorApós anos de pesquisa, cientista de Cambridge está a um passo da cura da esclerose múltipla
Próximo artigoHospital de Trauma de Campina Grande divulga balanço de atendimentos do fim de semana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome aqui