Tratamento de Equoterapia traz mais qualidade de vida a pessoas com deficiência

O momento de saber um diagnóstico de deficiência, seja física ou mental, é difícil para qualquer família. Lidar com as condições da criança e aprender uma série de novas informações sobre tratamento inclui uma vida inteira de dedicação. Na Capital, essas famílias não estão sozinhas e tampouco as pessoas com deficiência são invisíveis – pois a  Secretaria de Saúde de João Pessoa conta com uma rede de atendimento para prestar serviços de assistência, terapia e inclusão.

Entre esses serviços está a equoterapia, um tipo de terapia praticada com cavalos, que serve para estimular o desenvolvimento da mente e do corpo. Crianças e adolescentes com autismo, microcefalia, paralisia cerebral e deficiências físicas, atendidas no Centro de Referência Municipal e Inclusão da Pessoa com Deficiência (CRMIPD), estão conseguindo resultados muito positivos com esse tipo de tratamento, que é pioneiro na Capital, colocado em prática há um ano e meio pela Prefeitura.

As sessões acontecem na Associação Paraibana de Equoterapia, no bairro Portal do Sol, onde os pacientes contam com o acompanhamento de instrutores de equitação, fonoaudiólogos e terapeutas. O método consiste primeiramente na aproximação com o animal, em seguida são colocados em prática os programas de hipnoterapia, reeducação e pré-esportivo, combinando a montada com movimentos que estimulam a coordenação motora. Os animais são dóceis e recebem treinamento específico para esse tipo de atividade.

Resultados positivos – A dona de casa Camila Bianca, que é mãe do pequeno Edclaysson Tiago, de 6 anos, portador de microcefalia, comemora os resultados positivos do seu filho em oito meses de terapia com os cavalos. “Os estímulos, a postura, o equilíbrio e a interação social, acho que são as principais conquistas até agora”, explica. “A evolução dele é uma vitória pra mim, uma alegria enorme. Ele melhorou em tudo. Só quem recebe um atendimento como esse para o filho sabe o quanto é especial, o quanto que proporciona em qualidade de vida – para ele e para mim”, completa.

Atualmente, são 60 pacientes participando das sessões, que acontecem uma vez por semana, com duração de 30 minutos. “Além dessa terapia, que eu acredito que seja inédita entre as capitais do Nordeste, desta forma, custeada pela Prefeitura, temos também o centro específico para cuidar da microcefalia, o Centro de Reabilitação, que em 2013 atendia 60 pessoas e, hoje, são 600”, disse o secretário municipal da Saúde, Adalberto Fulgêncio.

Acesso ao serviço – Para ter acesso às sessões de Equoterapia, o usuário precisa estar cadastrado e estar sendo atendido pelo Centro de Referência Municipal e Inclusão da Pessoa com Deficiência (CRMIPD), no bairro Pedro Gondim, onde uma equipe multidisciplinar – neuropediatra, fisioterapeuta e fonoaudiólogo – faz uma avaliação do usuário, para indicar ou não o tratamento com os cavalos. Na Associação Paraibana de Equoterapia acontece uma nova avaliação, desta vez já no contato do paciente com o animal, para observar o comportamento da pessoa com o animal.

“Porque pode acontecer de algum deles se assustar, ficar agitado. Ou seja, mesmo com a indicação, o usuário pode não se adaptar ao tratamento”, explica Andressa Cavalcante de Araújo, que além de terapeuta é gerente da Atenção Especializada da Saúde. Ela ainda fala da importância da Equoterapia e diz disse que o convênio contratado pela Prefeitura de João Pessoa garante o tratamento por mais quatro anos.

“É uma terapia que não está no SUS, não existe repasse para custear o tratamento, a Prefeitura banca tudo. São cinco anos de convênio com possibilidade de extensão. Estamos funcionando há um ano e dois meses. Uma única sessão custa R$ 90, cada usuário realiza quatro por mês. Como são 60 pessoas, o custo total é de R$ 21 mil mensais. Mas é um investimento que compensa, porque a Equoterapia está melhorando muito a vida dos pacientes, na coordenação motora, concentração, equilíbrio e interação social”, afirma.

Assistência –De acordo com a Lei Nº 13.146/15,  é considerada pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Garantir a integralização dessas pessoas na sociedade de maneira igualitária e sem preconceitos está entre as políticas da PMJP, que desenvolve ações na educação, saúde e assistência social.

Centro de Referência Municipal de Inclusão à Pessoa com Deficiência (CRMIPD)– Fica localizado na Rua Coronel Otto Feio da Silveira, no Pedro Gondim. O equipamento contava com apenas 60 vagas em 2013, passou a atender cerca de 500 pessoas durante a atual gestão. Recentemente um novo anexo foi inaugurado para ampliar o número de vagas para 600 pessoas.

Centro de Microcefalia – É um serviço especializado no atendimento de crianças de 0 a 6 anos afetadas pela microcefalia ou deficiência associada ao ZikaVírus e suas famílias. O serviço é realizado na Avenida Júlia Freire, em Tambauzinho.

Centro de Reabilitação e Cuidados da Pessoa com Deficiência (CRCPD) -Funciona dentro da Policlínica Municipal de Jaguaribe, antigo Centro de Atenção Integral a Saúde (Cais) de Jaguaribe, localizada na Rua Alberto de Brito, n°413, Jaguaribe.O usuário tem acesso ao Setor de Órtese e Prótese do município de João Pessoa; Farmácia para dispensação de insumos para pessoas portadoras de deficiência e ostomizados: medicamentos e materiais médicos hospitalares.

O Centro-Dia – Unidade do SUS que oferta serviço às pessoas com deficiência, que devido à situação de dependência de terceiros, necessitam de apoio para a realização de cuidados básicos da vida diária, como os autocuidados, arrumar-se, vestir-se, comer, fazer higiene pessoal, locomover-se e outras e, também de apoio para o desenvolvimento pessoal e social.

 

FONTE: Secom PMJP

 

Artigo anteriorDrogaria Figueiredo completa 32 anos e promove café da manhã no Valentina Figueiredo
Próximo artigoSecretaria de Saúde da Paraíba divulga boletim epidemiológico do Sarampo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome aqui