Casal cria calculadora que prevê risco de câncer de mama

Ferramenta se baseia nas respostas das usuárias para avaliar os principais fatores de risco. Por Catraca Livre

Crédito: Spukkato/istock Calculadora prevê risco de câncer de mama

Um casal de médicos indianos desenvolveu, com a ajuda de pesquisadores, uma calculadora que avalia o risco de uma mulher desenvolver câncer de mama durante a vida.

A ferramenta, que pode ser acessada neste link, apresenta inúmeras perguntas às usuárias e, no fim, mostra a pontuação de risco baseada nas respostas.

Isso ajuda as mulheres a determinarem o tipo e a frequência de exames necessários que auxiliam no diagnóstico precoce da doença. Quanto antes o câncer for detectado, maiores são as chances de sobrevivência da paciente.

O estudo que baseou o método utilizado pela calculadora analisou uma amostra de 1.580 mulheres com diagnóstico de câncer de mama e aquelas sem história da doença.

Foi observado que os principais fatores de risco entre as mulheres analisadas eram o aumento da idade, biópsia de mama anterior, parentes de primeiro grau com câncer de mama, primeira maternidade em idade avançada e não amamentação.

Segundo os médicos criadores da calculadora, o método se diferencia da ferramenta de Gail, usado há anos nos Estados Unidos.

“A sensibilidade do modelo Gail entre as mulheres aqui foi encontrada em apenas 14,2% e, portanto, pode não ser útil aqui. Então, para entender o risco entre as mulheres e ajudar a desenvolver uma pontuação, fiz modelagem estatística e criei uma equação de regressão logística. Com a ajuda de sete variáveis, a calculadora que criamos pode fazer uma previsão de risco que varia entre 0 e 1 ”, explica a médica Regi Jose, que está à frente da criação da ferramenta ao lado do marido.

Os parâmetros que a calculadora leva em consideração para criar uma pontuação são: idade atual, idade da primeira menstruação, idade do primeiro filho vivo, número de nascidos vivos, história de amamentação, número de parentes de primeiro grau com câncer de mama e número total de biópsias de mama.

Uma pontuação mais alta significa que a mulher deve passar por exames e check-ups regulares. Porém, ao mesmo tempo, uma pontuação baixa não garante a ausência de risco. O rastreio regular é importante.

Segundo os criadores, a ferramenta é mais precisa para mulheres acima de 30 anos de idade.

Artigo anteriorEstudo comprova presença do coronavírus no cérebro de pacientes
Próximo artigoGato é o primeiro animal infectado com coronavírus no Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome aqui