EUA anunciam vacina em fase final de testes em humanos

Por Catraca Livre

Foto: Freepik

Depois que a Rússia anunciou uma vacina com previsão de distribuição para agosto, agora foi a vez dos Estados Unidos declararem que a vacina da empresa de biotecnologia Moderna entrará em fase final de testes em humanos.

O anúncio veio após a primeira fase de estudos mostrar resultados promissores. O imunizante foi capaz de produzir em todos os participantes anticorpos neutralizantes em níveis comparáveis ​​aos encontrados em pessoas que tiveram a covid-19. Além disso, a vacina foi bem tolerada, sem reações graves.

Metade dos voluntários declarou reações leves ou moderadas, como cansaço, dores de cabeça, calafrios e dores musculares, segundo relataram os pesquisadores no The New England Journal of Medicine.

O início da fase final dos ensaios clínicos deve acontecer no próximo dia 27 e deve durar até 27 de outubro. Nessa última etapa, participarão 30.000 pessoas. Metade dos participantes receberá a vacina em questão e a outra metade, um placebo, sem efeito nenhum.

O estudo precisará mostrar que aqueles que receberam a vacina da Moderna tiveram uma probabilidade significativamente menor de contrair o vírus do que aqueles que receberam um placebo.

Se tudo isso se confirmar, restará uma autorização de uso de emergência, que é feita pelos órgãos reguladores. O cronograma da Moderna fala em distribuição a partir de 2021.

A corrida pela vacina
A vacina da Moderna foi a primeira contra o coronavírus a ser testada em seres humanos. Ela é uma das 23 potenciais vacinas em fase de testes clínicos em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Duas delas estão em fase final de testes no Brasil no momento. Tratam-se da CoronaVac – vacina da farmacêutica chinesa Sinovac, produzida em parceria com o Intistuto Butantan – e a vacina de Oxford, que é apoiada pelo laboratório AstraZeneca.

Artigo anterior“O Brasil não está conseguindo coordenar resposta para crise da Covid-19”, diz pesquisadora da UFPB
Próximo artigoAulas online do programa João Pessoa Vida Saudável são opções de atividades físicas em casa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome aqui