Estudo indica que remédio para diabetes pode reduzir mortes de mulheres por covid-19.

Por Poder 360

© CDC (via Unsplash) Pesquisadores da Universidade de Minnesota realizaram estudo com pessoas com diabetes e obesidade.

Um medicamento antidiabético chamado metformina pode ajudar a salvar pacientes mulheres com covid-19 –doença causada pelo novo coronavírus– em estado grave, segundo informações preliminares de estudo da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos.

O estudo (íntegra – 1MB) foi realizado com 6.256 pessoas com diabetes ou obesidade que tiveram de ser hospitalizados por causa da gravidade da covid-19. De acordo com os pesquisadores, houve menos mortes entre mulheres que haviam preenchido suas prescrições de metformina por 90 dias antes da hospitalização do que entre as que não tomavam o medicamento.

Entre as mulheres que fizeram uso do medicamento, o risco de morte por covid-19 diminuiu em 24%. A redução não foi vista entre os homens.

“Sabemos que a metformina tem efeitos diferentes em homens e mulheres. No teste de prevenção do diabetes, a substância reduziu a PCR (1 marcador de inflamação da proteína C reativa produzida pelo fígado) duas vezes mais em mulheres do que em homens”,  disse a coautora do estudo, Carolyn Bramante, da Universidade de Minnesota, à Reuters.

O estudo norte-americano sugere que a substância pode reduzir os níveis de TNF-alfa (uma proteína de inflamação que parece piorar a doença) em maior extensão nas mulheres do que nos homens.

“O fato de detectarmos o benefício apenas nas mulheres pode sugerir que os efeitos da metformina no TNF-alfa são a razão pela qual ela ajuda na covid-19”, afirmou.

Segundo os pesquisadores, ensaios clínicos formais ainda são necessários para confirmar as teorias levantadas por este estudo observacional.

Artigo anteriorCoronavírus PB: boletim de 23.06.2020. Temos um total de 38.999 casos confirmados e 11.287 recuperados. Em 24 horas temos 23 óbitos, 13 nas últimas 48h.
Próximo artigoImunidade contra covid-19 ainda intriga cientistas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome aqui