Vacinação contra a Influenza será retomada nesta segunda-feira. Alguns públicos-alvos são crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas.

Por PMJP

A terceira etapa da Campanha de Vacinação contra a Influenza, em João Pessoa, será retomada nesta segunda-feira (18) nos três pontos de ‘drive thru’, Unidades de Saúde da Família (USF), policlínicas municipais e Centro Municipal de Imunização (CMI). Desde o início da mobilização, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já imunizaram mais de 197 mil pessoas, o que representa 80% da população (246 mil) que compõe o público-alvo da campanha segue até o dia 5 de junho.

De acordo com o chefe de Imunização da SMS, Fernando Virgolino, a mudança na estratégia da vacinação, que iniciou nos ginásios das escolas municipais, passando agora para as USFs, levou em consideração os territórios de residência da população e a quantidade de pessoas que não se imunizaram até o momento.

“Este ano batemos recorde de vacinação e, como a população restante é bem menor do que nas fases iniciais, não haverá aglomeração nas Unidades de Saúde da Família. Além disso, vai facilitar o acesso das pessoas que irão procurar suas USF de referência e as equipes poderão otimizar a busca ativa daqueles que ainda não se vacinaram”, explicou o chefe de Imunização.

As pessoas que compõem o público-alvo poderão se dirigir às USFs de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 12h às 16h. Nos três pontos de ‘drive thru’ (localizados no Parque da Bica e estacionamentos do Manaíra Shopping e Mangabeira Shopping), a vacinação acontecerá de segunda a quinta-feira, das 8h às 16h. Nas policlínicas, o atendimento é das 7h às 17h. Já no Centro Municipal de Imunização (CMI), a vacina será aplicada das 8h às 15h50.

O público-alvo da terceira etapa da campanha é formado por crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, professores de escolas públicas e privadas e adultos de 55 até 59 anos. Para ser imunizado, o usuário deve comprovar que está inserido no grupo prioritário no momento da imunização.

Nas duas etapas anteriores já foram imunizados idosos, trabalhadores da saúde, profissionais das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, motoristas, portadores de doenças crônicas, funcionários do sistema prisional, pessoas privadas de liberdade e jovens de 12 anos a 21 anos sob medida socioeducativa. Aqueles que pertencem a algum desses grupos e ainda não se imunizaram também poderão ser vacinados nos pontos de ‘drive thru’, nas USF, nas policlínicas municipais e no CMI.

Crianças e adolescentes com deficiência – As equipes de saúde da família continuam vacinando, em casa, as crianças e adolescentes matriculadas na Rede Municipal de Ensino da Capital que precisam de cuidados especiais e que são acompanhadas por cuidadores durante as aulas nas creches e escolas. Por ser mais vulnerável à gripe, o grupo tem prioridade nesta terceira etapa da Campanha Nacional de Vacinação.

A ação, pioneira da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), também prevê a entrega de um kit com máscaras de proteção, álcool 70% e sabonete líquido para cada família atendida. Ao todo, mais de duas mil crianças deverão ser beneficiadas.

Pessoas com dificuldade de locomoção – Quem não puder se deslocar a algum ponto de vacinação por estar acamado ou em outra situação que impeça seu deslocamento, poderá agendar para receber a vacina em casa. O agendamento é feito das 8h às 16h pelo telefone (83) 3218.9807. Um outro número de WhatsApp (99666-3020) também está sendo disponibilizado para o agendamento das pessoas com deficiência auditiva.

Artigo anteriorCoronavírus BR: boletim 16.05.2020. Com 233.142 casos confirmados e 89.672 (38,5%) recuperados. Em 24 horas temos 816 novos óbitos.
Próximo artigoRecomendações para Cuidado Farmacêutico ao Paciente Crítico com Covid-19. Artigo – AMIB.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome aqui