Coronavírus no Brasil e no mundo nesta terça-feira(10)

Balanço aponta cinco casos de transmissão local por contato próximo com pessoas infectadas no exterior. Governo diz que não há registro de "transmissão comunitária", que ocorre quando a origem da contaminação não foi identificada.

O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira (10) o mais recente balanço sobre os casos de pacientes infectados pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), causador da doença batizada de Covid-19. Os principais números são:

  • 893 casos suspeitos, eram 930 caso na segunda
  • 34 casos confirmados, eram 25 no balanço anterior
  • 780 casos descartados
  • 5 pacientes estão hospitalizados; a paciente do DF está em estado grave
  • 5 dos casos confirmados foram por transmissão local por contato próximo com pessoas que foram infectadas no exterior
  • Não há registro de casos de “transmissão comunitária”, quando as autoridades de saúde não conseguem rastrear de onde veio a contaminação

Ao todo, são 19 casos em São Paulo, oito no Rio de Janeiro e dois na Bahia. Além disso, há um caso confirmado no Distrito Federal e nos seguintes estados: Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Alagoas e Minas Gerais.

O Ministério da Saúde informou que 5 casos confirmados no país foram transmitidos internamente, ou seja, os pacientes infectados pegaram o vírus dentro do Brasil por contato próximo com pessoas infectadas no exterior. São quatro pacientes em São Paulo e um na Bahia.

  • Destaques no mundo desta terça(10.03):

    • Todos os países da UE têm ao menos um caso confirmado de Covid-19
    • Número de mortos ultrapassam os 4 mil em todo o mundo, a maior parte deles na China
    • Os países mais afetados, além da China, são, por ordem: Itália, irã, Coreia do Sul e Espanha
    • São 3.140 mortes na China e ao menos 80.924 casos confirmados
    • A sede das Nações Unidas em Nova York interrompeu todas as visitas guiadas
    • Presidente do Parlamento Europeu se põe em quarentena por coronavírus
    • No resto do mundo há outros 33.204 casos confirmados e mais de 870 mortes
    • Presidente chinês visitou a cidade de Wuhan, epicentro da epidemia do novo coronavírus
    • Em uma Itália isolada, o Papa Francisco pediu aos padres que visitem os doentes; país tem 631 mortes
    • Casos no Irã sobem para 8.042 e há ao menos 291 mortes pela doença

    Todos os 27 países da União Europeia (UE) tiveram ao menos um caso confirmado de Covid-19, a infecção causada pelo novo coronavírus. Em todo o mundo, segundo a France Press, pelo menos 107 países confirmaram casos do vírus.

    Dentro do bloco europeu, a Itália é o país que mais registrou casos da doença, com ao menos 7.375, segundo o Centro Europeu de Controle e Prevenção de Doenças (ECDC). Nas últimas 24 horas, o país registrou 168 mortes, o maior número em um dia até agora, contabilizando um total de 631 mortes, de acordo com a agencia France Press.

    A França é o segundo país com mais casos confirmados dentro da UE, com 1.126 e 15 mortes. A Alemanha se aproxima dos mil casos (902).

    Na segunda-feira (9), o Chipre confirmou seus dois primeiros casos de Covid-19. Foi o último país do bloco a identificar pacientes com a doença. Os dados foram contabilizados pelo centro europeu na terça.

    Nos EUA, a sede das Nações Unidas está fechada para o público geral. Em um comunicado, a instituição informou que todas as visitas guiadas estão suspensas, mas reforçou que não há nenhum caso de coronavírus registrado em trabalhadores da ONU em Nova York.

    Ainda no país americano, o pré-candidato à presidência dos EUA, Bernie Sanders, cancelou o comício que faria em Cleveland, no Ohio, nesta terça-feira (10), por medo do Covid-19.

    A Organização Mundial do Trabalho (OMT) anunciou que suspenderá todas as reuniões até 20 de março. A decisão vem depois que um empregado da entidade foi infectado.

    Os efeitos da crise causada pelo coronavírus também estão se refletindo no meio esportivo. Marcado para ocorrer no Japão, os Jogos Olímpicos deste ano poderão ser adiados para 2021 ou 2022, segundo o jornal “Wall Street Journal”.

    No Brasil, os casos confirmados de coronavírus subiram para 34 nesta terça. 5 deles estão hospitalizados, segundo o Ministério da Saúde.

 

Artigo anteriorCoronavírus: ameaça de pandemia é real, diz OMS
Próximo artigoVII Mostra de Ligas Acadêmicas de Medicina da UFPB-Imagens

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome aqui