Programação do Outubro Rosa tem início nesta quarta no CEDC em João Pessoa

O Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC), inicia nesta quarta-feira (2), às 8h, a programação do Outubro Rosa, campanha de prevenção ao câncer de mama. A abertura será na sede do CEDC, na Av. Beira-Rio, nº 590 (próximo ao Liceu), onde as usuárias e trabalhadoras do serviço terão consultas especializadas com mamografias e biópsias. Além disso, a abertura contará com a Banda Oficial da Polícia Militar da Paraíba; café da manhã e um momento para cuidar da beleza.

Com o tema “Perceba, sinta, fale antes que seja tarde demais”, este ano, a campanha terá uma vasta programação com atividades por todo estado, durante todo o mês de outubro. Nos dias 15, 22 e 29, haverá o treinamento de qualidade em Citopatológico para as macrorregiões de saúde (1ª, 2ª e 3ª), na prevenção do câncer de colo do útero, orientações sobre o exame clínico das mamas e Sistema “Siscan”; no dia 26, terá distribuição de cartilhas às Unidades de Atenção Básica, com orientações para a coleta dos exames Papanicolau e clínico das mamas.

Os 223 municípios paraibanos receberão orientações para a intensificação das ações direcionadas à prevenção do câncer de mama e de colo de útero; realização de ações educativas na Rede Hospitalar Estadual, para profissionais e usuários dos serviços e, no dia 30, a SES encerrará as atividades com um café da manhã na sede da Secretaria.

Já a programação do CEDC acontecerá no período de 2 ao dia 31 deste mês, de segunda a sexta. Diariamente serão realizadas consultas especializadas, mamografias, biópsias, e ultrassonografias. Ainda haverá momentos de testemunho de quem teve câncer e ficou curada e ainda serão oferecidas tatuagens reparadoras e práticas integrativas. Dentre as ações ofertadas, o grupo Prima acolherá as usuárias com músicas nos dias 8, 9, 16 e 23.

Mamógrafos na Paraíba – Estão disponíveis para atender a rede SUS 18 serviços com mamógrafos, sendo 13 públicos e cinco privados, conveniados com o Sistema Único de Saúde . Os exames de mamografias são ofertados pelos municípios.

O número de mulheres na Paraíba na faixa de 50 a 69 anos, é de 304.415. Abaixo dessa faixa etária, são mamografias diagnósticas para os grupos com fatores de risco elevado para câncer de mama. Os exames de rastreamento no CEDC serão realizados em mulheres a partir de 40 anos de idade.
Por meio da Estratégia da Saúde da Família, bem como nos demais serviços de saúde, serão trabalhadas a importância do diagnóstico precoce e orientações à população feminina sobre as mudanças habituais das mamas em diferentes momentos do ciclo de vida e os principais sinais do câncer de mama.

No Hospital do Bem, localizado em Patos, há uma preocupação com o controle do câncer de mama. Naquela unidade são realizadas consultas com especialistas, exames de imagens e laboratoriais e o tratamento de quimioterapia para as mulheres diagnosticadas com câncer de mama. De setembro do ano passado até 31 de agosto, foram realizadas 55 cirurgias relacionadas ao câncer de mama naquela unidade hospitalar.

 

FONTE: Secom-PB

Artigo anteriorClementino Fraga oferece tratamento para correção facial em pacientes com HIV
Próximo artigoAbrindo o Outubro Rosa no Por Falar em Saúde. Recebemos a representante do Consultório Mente Saudável e a Farmacêutica Eleonora Pires.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome aqui