Covid-19: O Valor de se Reinventar Profissionalmente.

Valdelene Andrade - Médica pediatra e do Programa Saúde da Família, mestre em Ciências das Religiões e escritora com três livros publicados pela Editora Santuário.

Valdelene de Andrade-Médica

O mundo está passando por uma enorme transformação frente ao Covid-19. Faz-se necessário um modelo de criação de valor baseado em confiança, conexão e colaboração. Essa mudança está trazendo novas maneiras de se relacionar no campo profissional. Muitos dos empregos desaparecerão devido a esta crise econômica.

 Graças às novas tecnologias da informação, o local onde se tem realizado o trabalho deixou de ser tão importante desde que certos objetivos tenham sido alcançados. Portanto, o conhecimento e a capacidade de pensar por si mesmo são importantes. Quando começamos a confiar em nós mesmos, começamos a confiar na vida e em Deus também.

Mas é necessária uma estratégia para mudar nossa maneira de nos relacionar com o mercado de trabalho. É um novo paradigma: o benefício econômico ocorrerá à medida que aumentarmos o valor que agregamos à sociedade.

Empresas conscientes estão projetando uma estrutura de negócios e um sistema operacional que promove a responsabilidade e a criatividade com base na confiança. Você precisa contratar as pessoas certas; ou seja, profissionais talentosos e comprometidos. Motivados pela confiança, os profissionais gradualmente se tornam responsáveis por seu trabalho. O que as pessoas fazem começa a ser ou o que elas são.

 É provável que tenhamos mudanças nas relações de trabalho, independentemente do tempo gasto na execução das tarefas ou do controle dos chefes sobre os seus subordinados. Também há mudanças nas relações médico-paciente.

Atualmente, existe um amplo uso da telemedicina devido à pandemia de Corona vírus. Portanto, os profissionais de saúde devem se adaptar a essa nova realidade. Precisamos encontrar uma maneira de atender às necessidades do novo mundo; trata-se de oferecer o melhor de nós mesmos a serviço dos outros. Precisamos sair da nossa zona de conforto, superando nossos medos inconscientes do fracasso; tememos estar errados.

Mas é hora de descobrir o quanto valemos. Qual é o nosso verdadeiro valor no mercado? O importante é o que acontece através de nós. É a maneira pela qual nos relacionamos com as pessoas, prestando nosso serviço. Essa deve ser a marca pessoal do médico na época de Corona vírus. O curriculum vitae que conta é a nossa capacidade de oferecer cuidado e conforto aos pacientes.

Esta é a semente com a qual nascemos; o que realmente somos, não apenas o que estudamos, nem mesmo que posição ocupamos. A consulta clínica com foco religioso pode ser uma ferramenta importante no tratamento de vários pacientes que precisam de consolo em seu isolamento. Em face da morte, tudo o que é superficial perde sua importância, permanecendo apenas o que é realmente importante para nós.

A vida é um processo de aprendizado, no qual o medo e a mudança fazem parte do nosso processo evolutivo. Navegar nesse mundo profissional requer experiência e sabedoria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome aqui